A partir do próximo dia 30 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão contar com uma nova forma de atendimento para verificar descontos em seus benefícios. A medida foi anunciada nesta quinta-feira, 22, pelo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, durante coletiva em Brasília. Segundo ele, as agências dos Correios passarão a oferecer atendimento presencial para essa finalidade, ampliando o acesso à informação de forma segura e direta.
Olha só, a iniciativa pretende facilitar a vida de quem muitas vezes enfrenta dificuldades para lidar com os canais digitais do INSS. O serviço nas agências dos Correios será voltado especialmente para conferir se há descontos indevidos nos pagamentos mensais, algo que tem gerado diversas reclamações e confusões. A ideia é que o cidadão possa ter auxílio presencial, com explicações sobre o que está sendo descontado e orientações para possíveis contestações.
A ação faz parte de um plano mais amplo de reorganização dos serviços da Previdência, e o uso da estrutura dos Correios busca descentralizar o atendimento, aproximando o suporte do dia a dia de quem mais precisa. Ainda segundo o ministério, essa colaboração deve entrar em funcionamento em todo o país a partir de 30 de maio, com previsão de expansão de serviços futuramente, caso a adesão seja considerada positiva.
